patologia do acaso, diário, 31: O regresso da luz [2]

para E.S.

2017, Abril, 22, madrugada de 23. O regresso da luz [2]. Consideramos, vulgarmente, que a coragem estala fissuras no medo; que por fim a coragem estilhaça o medo, o vence e o dissolve como uma pedrada certeira e seca no ponto fraco do vidro invencível.

DSC01923

Concluímos deste modo porque tudo, sendo tempo, é fim, e por fim é morte. A vida começa na morte suspensa do orgasmo que gera e termina na totalidade da morte dentro da lenta degeneração do corpo e da sua mecânica matéria viva. Iludimo-nos com uma vitória onde sabemos não conseguir vencer e invocamos em vão a palavra e o conceito salvíficos de impossível.

DSC01924

Acreditar é existir até ao incêndio, viver é alcançar esse desejo de se encontrar na dor e no prazer vertiginoso do fogo.

DSC01925

Consideramos que a coragem vence o medo, mas não é assim; é o desespero que vence o medo, porque o desespero é a passagem oculta do medo. Por esta singular razão, a questão fundamental do suicídio – o primeiro problema verdadeiramente filosófico para Camus (1) – é a linguagem.

DSC01926

É também por esta razão que a luz regressa, porque nunca houve deuses, apenas a esplendorosa manifestação de um arbítrio, o verdadeiro sentido da grandeza humana; os Gregos estabeleceram, como crivo para a verdade histórica, no sentido da clareza (saphôs eidenai), uma distinção funcional entre o olho (opsis) e a orelha (akoê) (2).

DSC01927

*

(1). Albert Camus [1913-1960], O Mito de Sísifo: ensaio sobre o absurdo, tradução de Urbano Tavares Rodrigues, s.l., Livros do Brasil, 2016. [Edição original: Le Mythe de Sisife: essai sur l’absurde, Paris, Éditions Gallimard, 1942.]

DSC01929

(2). L’histoire d’Homère à Augustin. Préfaces des historiens et textes sur l’histoire, réunis et commentés par François Hartog, traduits par Michel Casevitz, édition bilingue Latin/Grec-Français, Paris, Éditions du Seuil, 1999, p. 101.

DSC01930

Fotografias: 22 de Abril de 2017.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s