patologia do acaso, diário, 33: Nada acabou ainda

2017, Maio, 3. Nada acabou ainda. Em voltas com papéis antigos, sei que não encontrava em mim, há trinta anos, razão bastante; também não ma encontraram. Eu ia nisto prosseguindo sempre, entre o desespero suicidário dessa ausência e rochas de silêncio que apesar de tudo escalava. Mas ontem, como hoje, o pior é a violenta batalha da noite, ainda que essa razão bastante tenha crescido e com ela o desespero suicidário – a diferença está em que o medo já não me tolhe, levanta-me agora. Este projecto de ilustração da Mensagem de Fernando Pessoa começou na própria tinta logo a ser esquecida, e lá ficou assim, tal como a primeira e única gravura que fiz, um Dom Quixote, no atelier do pintor e gravador David de Almeida [1945-2014], ao tempo nos Coruchéus, em Lisboa. A tudo chegava vencido, sem saber que matar-me não podiam. Não vale agora a pena dizer que foi pena. Encontrei também, nestas voltas antigas em que me achei de maré, os desenhos da minha frequência do curso de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, há vinte anos. Não encontrando a razão bastante, precisava que ma dissessem – não ficaram mal os desenhos de modelo nu. Nada acabou ainda, e talvez por essa razão encontrada na consciência do caminho, eu me tenha achado na maré destes papéis antigos…

DSC02063
Dom Quixote, gravura, 1993

Pranchas, definitivas e em esboço, do projecto de ilustração da Mensagem de Fernando Pessoa, 1986:

DSC02032

DSC02033DSC02034DSC02035DSC02036DSC02037DSC02038DSC02039DSC02040DSC02041DSC02042DSC02043DSC02044DSC02046DSC02048DSC02049

Deixe uma Resposta

